Será a Periodização Necessária para Iniciantes?

Parece que em pessoas com pouca ou nenhuma experiência de treino, a periodização do treino não é superior.

 

1. Com 6 meses de Treino

Num dos primeiros estudos em iniciantes, estes tinham pelo menos 6 meses de experiência (o que não é muito), compararam periodização linear, com undulatória, com não periodização.
Apesar do grupo que usou o sistema undulatório ter tido ligeiramente melhores ganhos, não atingiu significância estatística.
Eis o que Baker e colegas afirmam no estudo:

O treino resultou em todos os grupos aumentarem a Repetição Máxima no Agachamento por quantidades iguais de 26.1, 27.7 e 28.4% para os grupos de controlo, linear e undulatório, respetivamente.

 

As melhorias no Supino foram também significantes (…) 12.5, 11.6 e 16.4% para os grupos de controlo, linear e undulatório, respetivamente.

 

2. Em Mulheres Sem Experiência

Noutro estudo, Herrick e Stone recrutaram mulheres adultas, sem qualquer experiência de treino.
Ao longo das 15 semanas, um grupo teve o seu treino periodizado (8 semanas de 3×10, 2 de 3×4 e 2 de 3×2 com descanso entre fases) e o outro não ( sempre 3×6).
O resultado?

Os resultados deste estudo não revelaram diferença estatística entre grupos.

Por outras palavras, ambas tiveram os  mesmos ganhos de força (massa muscular não foi avaliada).

 

 

3. Em Homens e Mulheres Iniciantes

Finalmente, outro estudo publicado em 2007 comparou periodização undulatória diária e undulatória semanal, com linear.
Os sujeitos tinham pouca experiência de treino – foram recrutados de uma cadeira universitária e não tinham treinado nos últimos 2 meses.

Os dados deste estudo indicam que não existe diferença entre modelos de periodização linear, undulatória diária e undulatória semanal durante o decorrer de 9 semanas em indivíduos recreacionalmente treinados para elicitar ganhos de força.

Outra vez, nenhuma diferença em força e diferença em termos de massa muscular não avaliada.

 

Enquanto é verdade que existe pouca literatura neste tópico, podemos assumir que iniciantes devem focar-se em progredir o seu volume de treino total (seja cargas, repetições ou séries) sem a necessidade de estruturação lógica de diferentes fases de treino.

 

 

FONTES
“Periodization: The Effect on Strength of Manipulating Volume and Intensity”, Baker e colegas, J Strength Cond Res 1994
“The Effects of Periodization Versus Progressive Resistance Exercise on Upper and Lower Body Strength in Women”, Herrick e Stone, J Strength Cond Res 1996
“A comparison of periodization models during nine weeks with equated volume and intensity for strength”, Buford e Colegas, J Strength Cond Res 2007

 

 

Vamos Treinar Juntos.

Não sabes o que fazer para atingires os teus objetivos?