A Melhor Maneira de Tonificares os Músculos

Tonificar – a arte de fazer muitas repetições com pouco peso para “definir” o corpo.

 

Porque é que isto não faz sentido?
“Eu não quero ganhar músculos, quero apenas ficar definida.”
Para ficares definida (ou definido), precisas de ganhar músculo e perder massa gorda. Se para ganhar músculo de forma eficiente temos de usar entre 6 a 15 repetições e se o que faz o músculo crescer é a tensão progressiva da carga (aumento ao longo do tempo do peso que usamos), porque é que haveríamos de fazer mais repetições e menos carga?
Ao fazermos isto, estamos a treinar resistência muscular e esta não nos vai tonificar. A intensidade do exercício é tão baixa e este feito durante tão pouco tempo que nem se pode considerar um exercício aeróbio decente (que nos iria ajudar a perder gordura).
Se não estamos nem a perder gordura, nem a ganhar músculo – que é o que tonificar e definir pretendem, então não existe razão para o fazermos desta forma.
O problema é estarmos a basear o treino em mitos e medos, em vez de dar às pessoas um treino eficaz. Basta olharmos para um manual de uma associação que forma PT’s em todo o mundo, que diz o seguinte – “Muitas mulheres, fogem do treino de força porque têm medo do tipo de hipertrofia dos culturistas. Podes reduzir os seus medos usando resistências mais baixas” (American Council on Exercise).

 

Porque é que com 3 meses de treino não vais ficar como o Hulk

Estatisticamente as mulheres têm menos ~15 vezes a testosterona (hormona anabólica) de um homem.
Por outro lado, as mulheres começam com menos massa muscular que os homens, dada que têm uma maior % de massa gorda – as mulheres têm ~12% de massa gorda essencial, enquanto que os homens têm apenas ~3%.
Se quiséssemos ser advogados do diabo, podíamos citar alguns estudos que mostram que as mulheres conseguem ganhar proporcionalmente tanto músculo e força como os homens (aqui, aqui e aqui).
No entanto, vamos ver primeiro qual é o potencial genético de um homem natural (que não toma anabolizantes).

 

 

Modelo de McDonald

Digamos que é possível ganhares 10 kgs de músculo no 1º ano com treino eficiente (o que não é porque este modelo assume a massa muscular média de um homem).
Primeiro, o músculo é mais denso que a gordura, por isso 1 quilo de músculo tem até menos 3x o volume de 1 quilo de gordura.
Enquanto os homens treinam para aumentar o braço, ombros e outras partes do corpo que as mulheres não acham estéticas, estes 10kg de
músculo podem ser distribuídos pelos glúteos, coxas e gémeos (alguém disse abdominais?).
E se para tonificar só é preciso 2 ou 3 kgs de músculo e de perder alguma gordura, então porque é que em vez de se perder anos a “tonificar”, não se treina corretamente durante 3 meses e se fica com o corpo pretendido?
Se estás interessada(o) num plano de treino feito de acordo com os teus objetivos e moldado ao teu estilo de vida, contacta-nos (carrega aqui).

 

 

Vamos Treinar Juntos.

Não sabes o que fazer para atingires os teus objetivos?