4 Estratégias Provadas para Ganhares Tempo para Treinar

Se estás a ler este artigo, provavelmente já estás inscrito num ginásio.
A questão que se impõe aqui é – És regular com os teus treinos?
Será que apareces no ginásio à hora marcada ou não tens realmente hábitos de treino?
Hoje vamos falar de como podes arranjar tempo todos os dias para treinar.

 

 

1. Faz Menos

Ao contrário do que se pensa, produtividade não é fazer mais. Produtividade é fazer as coisas importantes com o tempo que se tem – é uma questão de prioridades.
Também não é fazer as coisas o mais rápido possível para se poder fazer ainda mais coisas. O objetivo deve ser manter uma velocidade média consistente nas coisas que realmente importam, dia após dia.
 Quando estamos numa chamada e ao mesmo tempo a cozinhar ou a ler alguma coisa, estamos a ser mais produtivos, certo? O mesmo acontece quando estamos atrasados e lavamos os dentes, enquanto nos calçamos e metemos a chave no bolso.
Isto é cansativo e está errado.
O nosso cérebro não consegue fazer a transição de uma tarefa para a outra de forma suave.
Um estudo feito no Reino Unido mostrou que, em média, verificamos o e-mail de 5 em 5 minutos e que após verificarmos, demoramos 64 segundos a voltar à tarefa anterior. Isto significa que cada 1 em 6 minutos é desperdiçado a tentarmo-nos concentrar.

 

 

2. Deixa As Redes Sociais

Em 2016, gastámos praticamente 2 horas (118 minutos) por dia em redes sociais, mais 9 minutos que em 2015. Tenta agora pensar no que fizeste no teu telemóvel durante o dia de hoje… aprendeste alguma coisa? Algo de realmente útil?
Como é que esse tempo melhorou a tua vida?
Se não é o telemóvel, é o computador, se não é o computador é a televisão. As distrações estão em todo o lado!
Este fluxo de informação constante é a razão pela qual a maioria das pessoas experimenta um programa de treino novo todos os meses. Não estou a dizer para leres só o MySupertrainingPlan, mas escolhe 2 ou 3 fontes de informação fiáveis e não mais. Quando digo fiáveis, quero dizer que se mostrem imparciais e que justifiquem o que afirmam com fontes credíveis.
Não podes nem deves querer aprender tudo. Por vezes temos de tomar decisões com a informação que já temos. Esperar mais  para decidir esgota o tempo útil da nossa decisão, o que basicamente faz com que seja tarde demais quando decides agir.

 

 

3. Faz a 100%

Seja o que for que faças, é necessário que elimines fazer as coisas a 50%. Não deixes uma notificação do facebook ou do instagram interromper o que quer que seja que estás a fazer.
Infelizmente, muitas vezes tentamos estar ocupados. “Amanhã tenho tantas coisas para fazer, não sei como vou ter tempo para tudo!” Mas será que tens mesmo?
Parecer ocupados não nos vai ajudar nem contribuir para termos mais tempo, fazer estritamente o que precisa de ser feito e não mais é o caminho mais rápido para reganhares tempo no teu dia. Se despachares o trabalho em 2 horas, porque é que haverias de perder outras 2 horas no feed do facebook? Não faz sentido!
Qualquer pessoa bem sucedida, seja em que área for, chegou onde chegou porque também soube eliminar as distrações que tinha quando chegou a hora de fazer o que precisava de ser feito e tu podes fazer o mesmo. Só depende de ti.

 

 

4. Usa o Método Ivy Lee

Na minha experiência pessoal, este método resulta muito bem e tem-me ajudado bastante a focar no que realmente interessa.
O método é simples e prático:
  • escolhe apenas 6 coisas que tenhas de fazer amanhã e não mais;
  • dessas seis, organiza-as pela ordem de importância (o que tem mesmo de ser feito e o que pode ficar por fazer);
  • amanhã, começa pela coisa mais importante primeiro. Só passas para a segunda tarefa quando acabares a primeira e assim sucessivamente;
  • no final do dia, se alguma das tarefas menos importantes não tiverem sido completadas, deixas-as para o dia seguinte e organiza-as conforme a sua importância outra vez;
  • repete isto todos os dias e vê a tua produtividade aumentar exponencialmente.
Existe apenas uma pequena falha para este método. A tua tarefa principal do dia pode ser muito grande e demorar vários dias a ser completada. Para contornarmos isso, é uma excelente dividir essa tarefa grande em tarefas mais pequenas.
Se hoje não tens tempo para treinar durante uma hora no ginásio, faz apenas um exercício. Um é melhor que zero e psicologicamente, continuaste a estimular a formação do hábito de treinar.
Não consegues mesmo ir ao ginásio? Faz 3 séries de flexões, até não conseguires fazer mais nenhuma, em casa. O teu peito e ombro recebem um estímulo, mas de forma ainda mais importante, tu não falhas a rotina e esta pode ser a melhor maneira de atingires os teus objetivos de vez.

 

 

Resumindo

Silencia as notificações – Vamos ser honestos, de todas as notificações que recebes por dia – quantas foram realmente urgentes? Se houvesse mesmo algo urgente, falavam contigo pelo messenger e direct, ou achas que te ligavam? Aí está! Nada de urgente acontece quando recebes uma notificação das diferentes redes sociais que tens instaladas no telemóvel. Desativa-as todas, porque nenhuma é importante o suficiente para interromper seja o que for que estiveres a fazer e quando puderes, entras na rede social e pões-te a par do que se passou nas últimas horas.
Deixa o telemóvel longe de ti – Tu valorizas o teu tempo e não tens tempo suficiente no teu dia, certo? Então para resultados extraordinários, deves tomar medidas extraordinárias. Tal como não deves ter o telemóvel à distância de um braço quando vais dormir, também não o deves estar quando estás a trabalhar ou a fazer, planear algo de importante para ti. Mete o telemóvel noutra divisão e em silêncio, para que as distrações só ocorram quando tu as procurares.
O e-mail não é exceção – Se és alguém que cujo trabalho envolve uma grande troca de e-mails ou que apenas gosta de comunicar por lá, então tira também as notificações do teu telemóvel e computador. E se eu receber um e-mail importante e não o vir a tempo? Nunca existiu um e-mail urgente, se o realmente fosse ligavam-te. Escolhe blocos de tempo durante o dia onde verificas e respondes aos que são relevantes. Não te esqueças também de anular as subscrições de todas as newsletter irrelevantes que recebes, por cada e-mail útil seguem-se 9 inúteis.
Tem uma estrutura – É comum ouvir-se dizer que ir para a tropa é bom para se ganhar disciplina. Enquanto este pode ser um caso extremo, teres rotinas bem definidas do que vais fazer durante o dia de hoje ou de amanhã é bastante útil. Começa por ter uma hora definida de treino, assim como uma hora definida de entrada e saída do ginásio. Algo que te pode ajudar é apanhares sempre os mesmos transportes ou entrares no teu carro à mesma hora para que o treino não demore menos nem mais do que necessário. De forma similar, considera fazer uma espécie de plano alimentar para ti, onde não tens as quantidades, mas os macronutrientes ou alimentos que comes em cada refeição. Não teres de pensar no que vais fazer para comer é um grande alívio no teu dia, acredita.

 

 

NOTAS
Os estudos referenciados foram – http://jamesclear.com/wp-content/uploads/2015/02/email-multitasking-study.pdf e https://www.statista.com/statistics/433871/daily-social-media-usage-worldwide/.
A inspiração para o artigo, à semelhança da semana passada, veio do excelente blog do James Clear – http://jamesclear.com/productivity.

 

 

Vamos Treinar Juntos.

Não sabes o que fazer para atingires os teus objetivos?